Primeiro exemplo de trabalho realizado – evolução no controle de materiais indiretos

entrepreneur-593378_1920

Segmento indústria

A empresa aqui citada é muito conceituada no mercado com marca registrada no fornecimento de componentes de alta qualidade utilizados na fabricação de calçados de segurança.

Necessidade:

1. O gerenciamento de milhares de produtos de consumo indireto levava o setor de materiais a gastar muito com controles e interação com os setores da produção. Era necessária uma forma mais ágil de atender as centenas de requisições de estoque de materiais indiretos para produção e outros departamentos.

2. Anteriormente o processo era todo manual, utilizando formulários em papel, o que gerava controles excessivos e tempo maior de atendimento. Além disso, o controle de planejamento de necessidade era feito todo em planilhas ou de forma visual pelos responsáveis.

Solução:

1. Requisições eletrônicas: eliminando o papel e fazendo com que o próprio setor determinasse a sua necessidade deixando a cargo do setor de materiais a análise e separação de material.

2. Gestão do MRP: com a entrada da necessidade de forma eletrônica o tempo gasto voltou-se para o planejamento de suprimentos e entregas. As regras foram extraídas das planilhas e configuradas no sistema de forma que o planejamento ficou automatizado e o gestor ficou a cargo apenas das exceções e da qualidade do processo

3. Acuracidade: a equipe interna do cliente implantou a baixa do material através de coletores de dados com leitura de código de barras e grande eficiência na separação.

Benefícios:

  • O tempo disponibilizado anteriormente em preenchimento manual de papel e o reconhecimento dos mesmos (nos setores) agora é dispendido na qualidade do giro do estoque, entregas e prioridades de suprimentos.
  • Eliminou-se controles paralelos em planilhas e transferiu-se as regras de ressuprimento para o sistema ERP, fazendo com que o diferencial dos responsáveis fosse utilizado na gestão de materiais e não no controle manual e visual do estoque.
  • Rapidez e eficiência no ressuprimento de materiais vitais para o PCP e outros departamentos requisitantes.
Primeiro exemplo de trabalho realizado – evolução no controle de materiais indiretos
Tagged on:                 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *